segunda-feira, 8 de maio de 2023


 🧠A REABILITAÇÃO DA MEMÓRIA OU REABILITAÇÃO COGNITIVA🧠

⭐RESTAURAÇÃO DAS PERDAS DE FUNCIONALIDADE EM PORTADORES DO MAL DE ALZHEIMER, PORTADORES DO MAL DE PARKINSON E DEMÊNCIA DE LEWY


Por: Gerontólogo Lúcio Monteiro de Castro


Site: www.google.com.br


WhatsApp: (31)99102-7419


                                                                                      “A memória é a capacidade humana de conservar e de reproduzir impressões sensoriais, vivências psíquicas, imagens mentais e elaborações intelectuais”. 


      🧠A nossa memória é constituída por várias capacidades que interagem entre si e têm origem em dados de natureza visual, auditiva, motora, olfativa e gustativa. Estes dados são de natureza sensorial, mas também intelectual.


      🧠A MEMÓRIA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM


O processo de aprendizagem pressupõe implicitamente a memória como condição. Neste sentido, a memória é considerada o suporte fundamental de todo o processo de aprendizagem.


      🧠Sem memória, as aprendizagens realizadas pelo ser humano estariam permanentemente na fase de aquisição. Por exemplo, um determinado conteúdo só é apreendido se ficar retido ou memorizado.


      🧠Infelizmente, as crianças com dificuldades no processo de memória apresentam dificuldades em aprender. Assim como, crianças com dificuldades de aprendizagem revelam dificuldades na retenção e processamento de novas informações.


            🤔COMO TREINAR A MEMÓRIA?


      👨🏽‍🏫As estratégias a utilizar com crianças com dificuldades no processo de memória são muito importantes para a aprendizagem e armazenamento de informação e podem contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, como a memória.


      🧠👨🏽‍🏫A repetição de uma determinada informação, atividade ou conteúdo permite que se mantenha na memória a curto prazo, de tal forma que passe para memória a longo prazo. A memória a longo prazo é a capacidade de recordar uma quantidade substancial de informação durante períodos de tempo bastante longos. É neste tipo de memória que encontramos armazenadas as nossas aprendizagens mais significativas, como por exemplo, informações relativas à nossa identidade ou informações que usamos com muita frequência no nosso quotidiano.


Os jogos educativos são um excelente recurso para treinar, testar e estimular a memória, mas também contribuem para a melhorar a capacidade cognitiva.


      🧠Todos conhecemos os típicos jogos de memória, mas, na realidade, para treinarmos a  nossa memória podemos utilizar outros jogos ou recursos que ajudam igualmente a aprimorá-la, como é o caso dos que apresentarei em seguida:


      💥🧠Treinamento de memória: Incluir técnicas de memorização específicas, como a técnica do loci ou a técnica das cartas. Estas técnicas podem ser ensinadas e praticadas para melhorar a capacidade de memorização.


🧠Técnica do loci: Também conhecida como "memória dos lugares", essa técnica envolve associar informações a lugares ou caminhos familiares. Por exemplo, se você precisar se lembrar de uma lista de compras, pode associar cada item à uma sala ou cômodo em sua casa. Quando chegar em casa, você pode percorrer mentalmente o caminho e se lembrar de cada item da lista.


🧠Técnica das cartas: Essa técnica envolve associar informações a cartas de baralho. Por exemplo, se você precisar se lembrar de uma lista de palavras, pode associar cada palavra a uma carta. Quando for revisar a lista, você pode visualizar cada carta e se lembrar da palavra associada.


🧠Repetição: essa técnica consiste em revisar as informações periodicamente, a cada vez espaçando mais o intervalo de tempo entre as revisões. Isso ajuda a fixar a informação na memória de longo prazo.


🧠Associação: Essa técnica envolve criar associações mentais entre novas informações e coisas já conhecidas. Por exemplo, se você precisar se lembrar de uma nova palavra em outro idioma, pode associá-la a uma palavra semelhante em sua própria língua ou a uma imagem que lhe é familiar.


🧠Tábua de atividades da vida diária


         A Placa de A.V.D (Atividades de Vida Diária) é ideal para pacientes indicados para terapia ocupacional, em que a placa de A.V.D ajudará os usuários em realizar certos tipos de funções e tarefas que são comumente feitas no dia a dia deles.


         Para isso, a Placa de A.V.D tem diversas ferramentas, propositalmente anexadas a placa, para que o paciente possa realizar e utilizar os utensílios de acordo com suas necessidades, como por exemplo, acender uma luz ou algum interruptor. 


         A reabilitação neuropsicológica é uma ferramenta a ser utilizada com pessoas que por motivo de doença ou lesão incapacitante, buscam promover o bem estar físico, psicológico, social, educacional e no trabalho.


  A primeira região cerebral a ser danificada pelo mal de Alzheimer são as células que se encontram no hipocampo, dessa forma a memória é afetada, principalmente a memória a curto prazo (Informações recentemente aprendidas)


      Atuo na reabilitação cognitiva que é o tratamento não farmacológico mas que é complementar deste. Tem o objetivo de restaurar perdas de funcionalidade causadas pela doença de Alzheimer, doença de Parkinson e a demência de Lewy.


      Dessa forma aplico técnicas que irão reduzir o impacto dessas patologias no bem-estar diário dos pacientes como:


👉🏾Treinos cognitivos com jogos e atividades que estimulam as funções em declínio;


👉🏾Utilização da tábua de AVD'S e AIVD'S (Atividades de Vida Diária) e (Atividades Instrumentais de Vida Diária)


👉🏾Exercícios de coordenação motora e retorno de movimentos para punho, mãos e dedos;


👉🏾Musicoterapia;


👉🏾Resolução de quebra-cabeças e problemas de lógica;


👉🏾Desenvolvimento de desafios de memória, como tomar banho de olhos fechados para lembrar-se onde estão os objetos no banheiro;


👉🏾Planejar com as famílias atividades de vida diária que o paciente possa realizar para que sua rotina seja agradável e gratificante.


      Existem várias formas de melhorar a memória: podem ser feitos exercícios com foco na memória de curto prazo, na de longo prazo ou na memória de reminiscência, que se foca em relembrar fatos significativos da vida do paciente.


      Lembre-se sempre de nunca deixar com que a pessoa com Alzheimer se sinta “testada”. Faça tudo da forma mais natural possível, sempre em tom de leveza, bom humor e simplicidade.


      Contar histórias trabalham o raciocínio lógico, depois pergunte detalhes da história, como o nome dos personagens, quem era filho de quem, onde aconteceu a história e etc.


       Você achou meu trabalho interessante? Gostaria de saber mais sobre a reabilitação cognitiva ou outros assuntos pertinentes à Gerontolologia? Associe-se à ABG (Associação Brasileira de Gerontologia) ou veja Lúcio Monteiro de Castro no www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.